Últimos posts

13 de abril de 2016

Tree Change Dolls contra a sexualização nas bonecas

    Se você já teve contato com uma boneca, além de seguirem o padrão de beleza imposto para as mulheres, já deve ter percebido também que elas estão quase sempre com roupas justas, curtas e que aparentam ser desconfortáveis. Quase sempre as bonecas estão com os rostos pintados - algo que está intimamente ligado com a sensualização. As pinturas são bem marcadas, realçando lábios e olhos.

    A grande questão é: se o público alvo das bonecas são crianças e se as mesmas não usam (ou pelo menos não deveriam usar) pinturas, por que as bonecas deveriam usar?

    Considerando as bonecas que são parecidas com uma mulher adulta, devemos questionar a mensagem que será passada para a criança e que tipo de valores o brinquedo carrega consigo.
    Se oferecemos aos nossos filhos e filhas bonecas sexualizadas, que tipo de mensagem ela receberá? 


    A artista Sonia Singh criou então o projeto "Tree Change Dolls", onde em protesto contra a sexualização que alguns brinquedos carregam consigo, resolveu remover toda a maquiagem das bonecas Bratz para mostrar a beleza natural das bonecas, criando um visual mais realista e infantil. Além da naturalização da beleza da mulher, Sonia criou novas roupagens para as personagens: peças confortáveis e apropriadas para crianças.

    "Minhas irmãs e eu crescemos brincando com bonecas de segunda mão e brinquedos feitos em casa no belo ambiente natural da Tasmânia. Eu amo a satisfação de reparação e reutilização de itens descartados para dar-lhes um novo sopro de vida", diz a artista, que foi inspirada pela preocupação com a sua filha de dois anos para desenvolver o projeto.



As fotos são do Tree Change Dolls. As bonecas já estão sendo comercializadas e todas as informações estão disponíveis no site. 

Postar um comentário

(Os comentários são moderados antes de serem aceitos)

 
Copyright © 2014 Heroínas Modernas . Designed by Danielle Cristina/ and Danielle Cristina