Últimos posts

29 de janeiro de 2016

Séries e animes com personagens trans e travesti - Dia da Visibilidade de Travestis e Transsexuais

por Danielle Cristina

    No dia 29 de janeiro o Brasil comemora o Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais.  A data foi criada pelo Ministério da Saúde (MS) em 2004 junto ao movimento brasileiro de travestis e transsexuais.

    Nós do Heroínas Modernas consideramos o dia uma data muito importante para dar visibilidade à luta de travestis e transsexuais, uma das comunidades que mais sofre com o preconceito e suas consequências no mundo todo. E o post de hoje é pra falar sobre a importância da representatividade trans, além de indicar séries, filmes e animes com personagens/atrizes trans!

    A visibilidade que séries e filmes são capazes de trazer é importantíssima não só para naturalizar trans e travestis na sociedade, mas também para mostrar que essas pessoas existem e podem ocupar um espaço na mídia. Infelizmente muitas vezes essa representação é problemática, definindo um padrão e esterótipos com ideias equivocadas acerca da transexualidade.

   Felizmente, a mídia tem dado um espaço significativo para personagens trans, representadas de maneira cada vez menos estereotipada. Quem já assistiu ou ouviu falar de Sense 8 e Orange is the New Black sabe da existência de atrizes trans nas séries.

  Mas se por um lado essa representatividade é boa, por outro não, já que na indústria cinematográfica a maioria dos personagens trans são interpretados por homens cis gênero (Jared Leto em Clube de Compras Dallas, por exemplo). O que nos faz questionar: "Por que atores e atrizes transexuais não estão interpretando esses personagens?"

A ilustração é da nossa ilustradora Marcella Cappelleti, @fufunha

       Nomi, da série Sense 8


    Nomi é uma personagem transexual da série Sense 8. A série é produzida pela Netflix e conta a história de 8 pessoas ao redor do mundo que descobrem estar ligadas de uma forma física e mental, não deixando de ter seus próprios problemas para resolver.

    Interpretada pela atriz (também transexual) Jamie Clayton, a personagem é uma blogueira e hacker experiente, que tem um relacionamento com Amanita.

    Nomi sofre duplo preconceito por ser transexual e lésbica, não recebendo apoio de sua família que ignora completamente sua identidade de gênero e orientação sexual.

    Grande parte do apoio que Nomi recebe vem do blog em que escreve, pois encoraja seus leitores a serem quem são independentemente do que outras pessoas pensarão disso.

    Sophia Burset, da série Orange Is the New Black


    Sophia é uma personagem trans interpretada pela atriz (também transexual) Laverne Cox na série Orange Is the New Black também do Netflix.

    A personagem havia sido casada com uma mulher antes de assumir sua identidade de gênero, tendo um filho que não aceita sua identidade.

    E como ela acaba na cadeia? Sophia acaba indo parar na cadeia por fraudar cartões de crédito que foram usados para pagar sua cirurgia de readequação sexual.

    Laverne disse inúmeras vezes se identificar muito com a personagem, pois assim como ela, Sophia também sofre muito preconceito e teve que fazer escolhas muito dolorosas para assumir sua real identidade.

    Série "Transparent" aborda transsexualidade 


    A série Transparent, produzida pela Amazon e renovada para sua terceira temporada prevista para 2016, retrata a reação de uma família ao receber a notícia de que o pai, o professor universitário e divorcidado Mort Pfefferman (Jeffrey Tambor) assume sua identidade de gênero ao se tornar Maura.

    Aos 70 anos o pai assume sua transexualidade, mas a série não é só sobre isso: há também uma forte presença dos dilemas pessoais dos filhos, sendo acima de tudo uma série que fala sobre amor e família.

    A série recebe inúmeras críticas positivas ao mesmo tempo em que é questionada pela escolha do ator: um homem cis que interpreta uma personagem trans. Independente da performance maravilhosa do ator, a posição da comunidade LGBT e de diversos telespectadores é questionar essa escolha, já que na indústria cinematográfica personagens transgêneros são sempre interpretados por atores cis gêneros ainda que com inúmeros atores transsexuais disponíveis para interpretar esses personagens.



    No universo dos animes e mangás há uma uma ampla lista de histórias que abordam o transexualidade, tendo indústrias focadas apenas em tramas com personagens transexuais.

    A nossa ilustradora Marcella já assistiu muitos animes com essa temática e indicou vários com personagens trans e travestis, aqui estão alguns deles:

A Princesa e o Cavaleiro
 
    É preciso lembrar que a violência com as transsexuais e travestis aumenta a cada ano e com isso cresce o índice de assassinato por transfobia no mundo todo.
    Nós somos contra a TRANSfobia e a favor da população LGBT!


    Nós do Heroínas Modernas acreditamos na importância da visibilidade e da representatividade, por isso decidimos postar esse conteúdo, mesmo não fazendo parte da nossa vivência, já que foi escrito por uma mulher cis. 

Postar um comentário

(Os comentários são moderados antes de serem aceitos)

 
Copyright © 2014 Heroínas Modernas . Designed by Danielle Cristina/ and Danielle Cristina