Últimos posts

7 de janeiro de 2016

Festival de quadrinhos exclui mulheres de prêmio e autores removem seu nome da lista

    Dos 30 nomeados para o "Grande Prêmio" de 2016 do Festival de Angoulême, maior concurso de quadrinhos da França, nenhuma mulher havia sido indicada. O caso causou uma enorme polêmica, motivando a saída de 10 dos 30 homens indicados.

    Os artistas reuniram-se para boicotar junto ao grupo BD Égalité, que promove igualdade nos quadrinhos, chamando assim a atenção da direção do evento que voltou atrás, anunciando que irá rever a lista e acrescentar autoras.

    A organização do evento disse que a lista divulgada na terça-feira, dia 5, será estendida e que os indicados inicialmente não serão removidos da seleção. O produto executivo do festival, Franck Bondoux, justificou que a seleção não contou com mulheres por existirem poucas na indústria das histórias em quadrinhos: "Se você for ao Louvre, também encontrará poucas artistas". Bondoux ainda afirmou que "o festival ama mulheres, mas não pode reescrever a história".

   Como consequência dessa exclusão, na manhã da quarta-feira, dia 6, Daniel Clowes, Chris Ware, Milo Manara e mais sete autores removeram seus nomes da lista como forma de protestar contra o ocorrido. O desenhista italiano Manara ainda escreveu em seu Facebook: "Dada a importância que as mulheres tiveram na minha vida artística (e na minha própria vida), e o fato de que eu sempre tentei ser respeitoso em relação ao papel delas como assunto e não objeto em meus trabalhos, quero remover meu nome da lista".

    Clowes, por meio de sua editora Fantagraphics, comentou: "Apoio o boicote e estou tirando meu nome de qualquer consideração do que agora é uma ‘honra’ sem sentido. Que desastre vergonhoso".

    Um belo exemplo de homens que usam seus privilégios para tentar fazer do mundo, neste caso, da indústria de quadrinhos, um lugar com mais igualdade de gênero.

Fonte: Geledés e Catraca

Postar um comentário

(Os comentários são moderados antes de serem aceitos)

 
Copyright © 2014 Heroínas Modernas . Designed by Danielle Cristina/ and Danielle Cristina