Últimos posts

6 de maio de 2015

Bora jogar um LoLzinho? - Manual prático de League of Legends


    Quem nunca ouviu falar do famoso LoL? Eu já! Pois é... você que já ouviu falar ou conhece alguém que joga, porém, essa pessoa não tem paciência de te explicar, vou tentar, repito, TENTAR te ajudar com relação a isso. Só uma dica: Não perca as esperanças! Eu não conseguia terminar o tutorial e hoje jogo no CBLOL (mentira :p).

 Lembrando: você poderá achar mais informações 
em: http://br.leagueoflegends.com/

    “League of Legends é um jogo online competitivo que mistura a velocidade e a intensidade de um RTS com elementos de RPG. Duas equipes de poderosos campeões, cada um com design e estilo único, lutam em diversos campos de batalha e modos de jogo. Com um elenco de campeões em constante expansão, atualizações frequentes e uma cena competitiva exuberante, League of Legends oferece diversão incessante para jogadores de todos os níveis de habilidade” 
 Resumindo todo esse mimimi que está no site, é um MOBA bem parecido com DOTA com mais de 100 Champions para você escolher e se divertir. Cuidado! Essa “diversão incessante” pode ser tornar um vício. Cuidado! Saiba que você é iniciante (ou não) e tente começar jogando contra Bots (contra o próprio jogo), assim evitará o estresse de amiguinhos do seu time, mortes e codinomes inventados para sua mãe.

    Vou falar um pouco dos 4 mapas que o jogo possui:
    O clássico é o Summoner's Rift, joga-se 5x5, 5 jogadores de cada lado; temos ainda o Twisted Treeline com 3 jogadores de cada lado e um mapa um pouco diferente e menor; tem o modo Domínion com o mapa Crystal Scars, também 5x5 porém com objetivos de jogo diferente e por fim o ARAM (All Random All Mid) super divertido e também com 5 jogadores de cada equipe no mapa Howling Abyss

Summoner's Rift
Twisted Treeline
Crystal Scars 
Howling Abyss

    As Lanes (ou rotas) são os locais que ligam a sua base com a base do time inimigo. Nesse caminho encontrarão os Minions (que são as tropas). São controlados pelo jogo e seguem pelas rotas atacando os inimigos. Dando um last hit (golpe final) neles irá conceder recompensa em ouro para o seu Champion. Ainda seguindo pelas lanes, cada uma possuem suas respectivas Torres (3 em cada lane até chegar no inibidor). Elas possuem um grande dano, então cuidado, elas não o atacarão diretamente, apenas se você for o único alvo ao alcance ou comece a atacar um Champion inimigo debaixo da torre dele dentro de uma área de alcance.

    Os inibidores é o ponto onde liga a base (tanto a sua como a do time inimigo) ao resto do mapa.
 São 3 Inibidores cada qual em uma lane. A destruição de um inibidor irá fazer com que o Nexus envie uma Super Tropa que são mais resistentes que as tropas normais e muito boas para “puxar a lane” (e assim conseguir uma vitória). Cada Inibidor destruído ressurge após 5 minutos (ou seja, quando ele nasce de novo, as super tropas não são mais enviadas, então, aproveite esse tempo ao máximo), podendo ser destruído novamente e assim por diante.

    O Nexus é o objetivo do jogo. Cada time tem um, que fica na base, protegidos por duas torres A função dele é liberar os mínios no decorrer do jogo para as lanes. Você destruiu as torres, os inibidores e as duas torres que sobram para proteger o Nexus, parabéns, você ganhou! Se a equipe adversária chegar na sua base e destruir o seu Nexus, parabéns, você não ganhou.

     A Selva (jungle) é a parte que distancia uma lane da outra. Na jungle possuem alguns “monstrinhos” porém, esses feiosos não vão pra lane e não atacam diretamente. Já ouviram falar “Não mexe com quem tá quieto”? Então, essa é a questão! Você pode bater nos monstrinhos para obter ouro ou efeitos temporários, eles vão revidar na hora, mas não tiram tanto HP (vida) quanto um Champion inimigo, mas não os subestimem.

    Os Itens, são componentes que ficam na loja para você “aperfeiçoar” seu Champion, afinal, não iria ganhar ouro pra nada.  Com esse Gold, você irá fazer diversos itens, pra defesa, dano, regeneração de mana, de hp, velocidade de movimento e assim por diante. Cada Champion possuem itens recomendados diferentes, além dos itens consumíveis como poções de mana, vida e wards (sentinelas) que podem ser ativadas pelas teclas de 1-6.


    Bora saber mais sobre os Champions de cada lane? 
    Top
    Não é muito difícil saber onde o Top Laner fica né? Exatamente! Na parte superior do mapa, onde não tem muita agitação no começo de jogo. No top encontra-se um Champion de cada equipe, essa lane é basicamente farm (matar tropas inimigas para acumular gold), e é necessário Champions com bastante capacidade de se manter na rota sem ficar muito indo na base. O Top poderá ajudar o jungle no inicio da partida e deverá sempre manter a rota do rio wadada (colocando sentinelas). Alguns Champions indicados para essa lane são: Sion, Rumble e Jax (além de muitos outros).

Gnar, exemplo de Top Laner

    Mid
    Se você é inteligente e associou mid com meio, parabéns, te dou uma bala depois.  Bom, o mid, no meu ver, é a principal lane do jogo, por estar no meio de outras duas lanes e perto do Baron e Dragão (depois falo que são esses). Temos dois tipos de champions para serem utilizados nessa lane. Os AP Carries, que, modéstia a parte são um pouco papel (fácil de matar) no inicio, mas podem dar pentakill e carregar o time no final da partida. Ryze, Oriana e Annie são exemplos de APCarries.
Temos os Assasinos também, podem possuir dano AP ou AD (AP seria dano mágico e AD dano físico). Eles possuem uma boa movimentação tanto para puxar uma Team Fight (TF) quanto para fugir de uma quando necessário. Alguns Assasinos nessa lane: Katarina (AP) e Zed  (AD)
O mid sempre tem que estar atento em wardar, pois sua lane é um alvo muito fácil e recebe bastante gank do Jungle inimigo, e dependendo do Champion que você escolher, poderá gankar (ajudar outras lanes) outra lane quando perceber que você esta com folga na sua e seus aliados estão precisando de ajuda; tentar destruir as torres e ....  tentar, tentar mesmo, ao máximo, não morrer, porque ó...feedar o mid inimigo é pedir pra xingarem até a sua última geração. 

LeBlanc, exemplo de Mid Laner

    O Bot
    O Bot é composto por dois. Sim, você e seu amiguinho.  São exatamente composto pelos ADCarrys e Suportes (não invente de fazer um Champion mid virar Adc, pliix). Não se exalte, farei um dicionário com essas palavras difíceis que eu mesma não sei de onde vem, só sei o significado.

   O Suporte   
    Particularmente, é a melhor lane, isso, a melhor (okay, parei). O nome já diz tudo. Suporte é aquele Champion que poderá dar um suporte para a equipe sem precisar de muito ouro, porque, só pra lembrar, o suporte não farma, apenas consegue ouro com runas e itens. Os Supports também poderão dar bufs para aliados, como velocidade de movimento ou uma cura. O suporte possui várias funções, dentre elas: warda o mapa (dar visão do mapa), proteger sempre seu ADC, iniciar uma TF ou afastar inimigos de aliados com pouco HP, por isso sem o suporte, não adianta, você não ganha o jogo (mentira, ganha sim ;/). Alguns suportes: Lulu, Bardo, Nami.

Janna, exemplo de Suporte

    O AD Carry
    O AD Carry, juntamente com o mid, tornam-se os principais mediadores do jogo. Eles geralmente atacam a longa distância e possuem pouca resistência, nas TF’s são os mais focados. A principal função do ADC é farmar e farmar, lembrando, com farm você ganha gold, com gold você compra item, com item você fica pika das galáxias qn.
    Enfim, é bom que o ADC tenha algumas kills para poder contribuir mais com seu gold e poder fechar itens mais rápido que o adc inimigo, por isso o suporte estará lá, sempre dando assistência nessas kills (ouviu Janaina, sem roubar kill do ADC. –Okay Janaina, já entendi, blé), saber se posicionar nas TF’s também é muito importante. Alguns ADC’s: Caitlyn, Varus, Draven.

Draven, exemplo de AD Carry

    O Jungle
    Já falei um pouco sobre a selva lá em cima, lembram? Se não, voltem lá e leiam u_ú.
Aqueles monstrinhos da Jungle terão que ser mortos por alguém, esse alguém é o Jungle, que deverá saber o tempo exato que eles nascem. O top e o bot podem dar ajuda no primeiro instante do jogo, mas só porque o jungle começa com poucos itens (é, ele não farma nas lanes, só na jungle e terá que possuir a menor quantidade de kills possíveis). Ele pode ser considerado um segundo suporte, mas que às vezes pode pegar uma kill ali e outra aqui. É bem importante que o Champiom tenha alguns skills que possam ser essenciais para um bom gank, como o Kha’Zix tem seu pulo (fada do dente maldito). O Jungle também pode ajudar a wardar o mapa. (Na verdade todos da equipe precisam wardar)
.

Kha'Zix, exemplo de Jungle

    Sumário Básico:                                                                                                
     Feed: 
Uma pessoa feeda muito quanto ela morre muito, proporcionando muito gold pro inimigo;
    Trap:
 Armadilha
    CD (Cool Down): Tempo de recarregar as skills;
    Move Speed: Velocidade de movimento;
    Build: Conjunto de itens que você fará para seu Champion
    Quiter: Aquela pessoa que sai no meio da partida;
    Gank:  É o ato de matar heróis, geralmente em grupo e fora de sua lane original (por isso o Jungle “ganka” no bot, mid e top);
    Ward: São as sentinelas, que darão visão do mapa (visão local, apenas de onde você posiciona-la);    Early e Late game: Early é do 0 aos 20 minuto de jogo, ou seja, o inicio do jogo. E Late é o final do jogo, lá pros 40-50 minutos;
    ADC: É a sigla usada para falar do AD Carry;
    Bush: São os matos no mapa, eles possuem a capacidade de deixar você invisível, porém, se o inimigo entra no mesmo Bush que você, tuts, você não estará mais invisível aos olhos daquele ser;
    Lag: É você estar lagado, com lag, tá ligado? Não consegue se mexer, fica irritado e bate no PC. Esse Lag pode advim da Latência (ping) que é o resumão se sua net tá legal ou não (o certo é o ping baixo, tem que tá verdinho) ou então pelo FPS (Frames per Second), Frames por segundo, quanto maior os “frames” melhor a imagem, o ideal para LoL é FPS maior que 40;
    Lane: Rota;    
   Minions: Tropas;    
   AFK: Um jeito de falar que a pessoa saiu por alguns instantes da frente do pc;
   BRB (Be Right Back):Abreviação de “já volto”;
   Team Fight: Abreviando TF, é aquele momento que seus aliados e a equipe inimiga entram em confronto direto; 
  GG :Abreviação de “Good Game” em inglês e bastante utilizada nos finais das partidas;
  Buff e Nerf: Nerf é enfraquecer, tanto um item quanto champions e Buff  é enriquecer, aprimorar, vale tanto pra champions quanto pra itens também; 
   
Upar: É você ir subindo de nível.
                                                                                                                                                                

    Acho que é isso pessoal! Bem básico mesmo, mais profundo só jogando, metendo a cara a tapa e a mãe a nomes que nunca imaginou que existissem (zueras).
    Com o tempo vão aprendendo o vocabulário, pra que serve tal coisa e não feedar. Não hesitem em perguntar para os companheiros de equipe. Não é vergonha nenhuma, ainda mais quando você é Low Level (level baixo).

 Qualquer coisa estou a disposição:  xAmarula, a melhor suporte que o Brasil já teve (maseim).


Bjs bjs e Mid or Fid ?

Postar um comentário

(Os comentários são moderados antes de serem aceitos)

 
Copyright © 2014 Heroínas Modernas . Designed by Danielle Cristina/ and Danielle Cristina